BIBLIOTECA
No dia 17 de abril de 2024, as assistentes do Setor de Patrimônio Cultural, Sileni Pinheiro Gomes de Oliveira e Solange Fernandes de Fátima, realizaram uma ação educativa na Biblioteca Municipal Ministro Francisco Badaró Junior, voltada para os alunos da rede de ensino estadual da Escola Estadual Presidente Joao Pinheiro. O objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes um entendimento sobre o que constitui o patrimônio cultural histórico, tanto material quanto imaterial, além de apresentar os bens municipais que são inventariados, protegidos e tombados. Durante a ação, as assistentes explicaram a importância da preservação do patrimônio e como ele contribui para a identidade e memória coletiva da comunidade. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o acervo da biblioteca, que inclui uma vasta coleção de livros e fotografias, retratando momentos significativos da história e do município. Os estudantes puderam também explorar o conteúdo das imagens e relatos, entendendo como a cidade se desenvolveu ao longo do tempo e como as transformações aconteceram, mantendo viva a história local e as tradições. A ação foi uma excelente oportunidade para os jovens se conectarem com a história de sua cidade e perceberem a importância da preservação do patrimônio cultural para as futuras gerações.

TAIOBEIRAS
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) realizou a 3ª Rodada do ICMS Patrimônio Cultural, no município de Taiobeiras, Minas Gerais. O evento aconteceu no dia 18 de abril, de forma presencial, no Centro Integrado de Saúde e Assistência de Taiobeiras (CISARP), e contou com a participação do Secretário de Cultura e Turismo de Padre Paraíso e coordenador do Setor de Patrimônio Cultural, Ednei Ferreira Silva, e da assistente do Setor, Solange Fernandes de Fátima. A rodada reuniu diversos profissionais e autoridades do setor de patrimônio cultural, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e experiências. Contou também com as receptividade e pontuações do Prefeito Municipal de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, e do Secretário Municipal de Cultura, Welton Silveira, além da Andréa Santos Xavier, responsável peça Gerência de Documentação e Informação do IEPHA. O tema principal do encontro foi "Documentação comprobatória e a portaria do IEPHA-MG no programa ICMS Patrimônio Cultural", abordando a importância da documentação adequada para garantir o cumprimento das exigências legais no contexto deste programa. O ICMS Patrimônio Cultural desempenha um papel crucial na preservação do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, ao fornecer recursos financeiros aos municípios que se dedicam à proteção e valorização de seu patrimônio cultural. Durante a rodada, os participantes tiveram a oportunidade de debater as práticas e os desafios envolvidos na documentação necessária para comprovar ações de preservação, além de aprofundar o entendimento sobre os procedimentos exigidos pela portaria do IEPHA-MG para o bom andamento do programa. Além das discussões técnicas, o evento ofereceu apresentações culturais que destacaram elementos da rica tradição local, como a Folia de Reis, a música e a gastronomia típica de Taiobeiras. Essas atividades ressaltaram a importância de fortalecer a parceria entre os municípios e o estado na gestão e preservação do patrimônio cultural, com o objetivo de dar continuidade às políticas públicas que incentivam a valorização da história e da cultura de Minas Gerais.

SARAUZINHO
Em comemoração ao dia do Livro infantil o município realizou o projeto sarauzinho literário visando trabalhar a literatura e a difusão do acervo infantil da biblioteca pública municipal Ministro Francisco Badaró Júnior em uma ação de difusão e educação patrimonial. O referido projeto foi executado em parceria com as escolas infantis que dramatizaram histórias em forma de teatro e músicas. Esta ação entre Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação envolveu um público aproximado de 400 participantes entre crianças funcionários e corpo docente das escolas municipais de Padre Paraíso/MG.
DIA DA ÁRVORE
PO Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, é uma data importante para promover a conscientização ambiental, especialmente por meio de ações educativas com crianças da rede de ensino. Essas ações foram desenvolvidas na Praça Osmane Tavares e visam sensibilizar as crianças sobre a importância das árvores no ecossistema, destacando seus benefícios, como a purificação do ar e a preservação da biodiversidade, e incentivar o respeito e cuidado com a natureza. Além disso, promovem a reflexão sobre os impactos das nossas ações nos bens públicos patrimoniais já que estas se encontram em uma praça que é tida como patrimônio municipal e a refletir sobre o desmatamento e desenvolvem assim, habilidades socioambientais, como o trabalho em equipe e a responsabilidade coletiva. A metodologia utilizada inclui palestras educativas, dinâmicas interativas, engajando as crianças de maneira prática e lúdica. Os benefícios dessa abordagem incluem a formação de cidadãos conscientes, a promoção de hábitos sustentáveis, o fortalecimento de valores ecológicos e o estímulo à participação ativa nas soluções ambientais. A ação também contribui para um futuro mais sustentável, pois as crianças se tornam multiplicadoras de conhecimentos e atitudes que impactam suas famílias e comunidades. Assim, a realização de ações educativas no Dia da Árvore é uma forma de investir na educação ambiental das futuras gerações, criando uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente e garantindo um planeta mais equilibrado e saudável.
MATRIZ
No dia 03 de Dezembro de 2024 foi realizada uma visita à Igreja Matriz Católica Nossa Senhora Mãe da Igreja, um dos principais bens culturais patrimoniais do município, com objetivo de promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural local. Foram abordados os conceitos de patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, destacando a importância desses bens para a preservação da memória coletiva e da identidade de uma comunidade e que o patrimônio cultural não se limita a elementos físicos, mas envolve também a história e a cultura que eles representam. A igreja, que foi é um importante marco histórico e cultural da cidade, e sua arquitetura, com suas pinturas e esculturas, reflete a riqueza cultural local. Ao final da visita, foi realizada uma dinâmica de reflexão, na qual as crianças puderam compartilhar suas impressões sobre o que aprenderam e discutir o valor da preservação do patrimônio cultural. Algumas das observações feitas pelas crianças incluíram a percepção da igreja como um "guardião da história", a importância de respeitar a arquitetura e a necessidade de manter esses espaços históricos para que as futuras gerações possam conhecer suas raízes. A visita contribuiu significativamente para reforçar a ideia de que a preservação do patrimônio cultural é uma responsabilidade coletiva, e que cada cidadão tem um papel na valorização desses bens.

ESCOLA ADSON
No dia 06 de Dezembro de 2024, a Escola Adson da Silva Costa, instituição reconhecida como Patrimônio Municipal, foi o local de uma ação educativa voltada para o entendimento e a preservação do patrimônio cultural. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação dos bens culturais, abordando temas essenciais relacionados ao patrimônio material e imaterial. A palestra foi conduzida por Solange Fernandes, assistente do setor de Patrimônio Cultural Material e Imaterial, que explicou de forma didática o conceito de bens patrimoniais, além de esclarecer as diferenças entre bens inventariados, bens protegidos e bens tombados. A palestrante apresentou de forma clara e acessível as categorias que envolvem a preservação dos patrimônios, proporcionando uma base teórica importante para o entendimento do tema. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma cartilha que lista todos os bens patrimoniais municipais, o que tornou a atividade ainda mais dinâmica e didática. A cartilha permitiu que os estudantes compreendessem melhor o conceito de patrimônio cultural e sua relevância para a história local. A ação se mostrou de extrema importância, pois ajudou os alunos a compreenderem o valor histórico e cultural dos bens patrimoniais e a importância de sua preservação para as futuras gerações. A principal mensagem transmitida foi a de que cuidar do patrimônio é preservar a nossa história e identidade, garantindo que as memórias da nossa cultura se perpetuem ao longo do tempo. Proporcionou-se uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, oferecendo uma verdadeira imersão no conceito de patrimônio cultural e na responsabilidade de zelar por ele. Os alunos puderam perceber que a preservação do patrimônio não é apenas uma questão de manutenção de objetos ou espaços, mas um esforço contínuo para proteger nossa memória coletiva. Contudo, esta ação educacional foi um passo importante para sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a responsabilidade de todos em zelar por ele. O evento destacou a relevância do patrimônio na formação da identidade local e a necessidade de se proteger a memória coletiva para as futuras gerações.
